terça-feira, 12 de maio de 2009

A Rádio

Em 1888, um físico alemão chamado Heinrich Hertz (1857-1894) conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio. Ele ficou tão famoso que o sobrenome dele hoje é usado como medida dessas ondas. Onda de rádio é um tipo de luz, como a que ilumina o seu quarto.
Só que é invisível para os olhos humanos. Para fazer uma onda de rádio, ele usou a electricidade.
Hertz também descobriu que essas ondas carregavam informações. Parece esquisito, mas algo que a gente não vê consegue transportar dados, pelo ar. Por isso essa descoberta foi importante para a comunicação entre as pessoas.·A partir de então, dava para mandar sons ou musicas pelo ar. Isso foi fundamental para a invenção do próprio rádio, e também para a criação da televisão. A rádio "fala" e, para receber a mensagem, é somente necessário ouvir. Portanto, a rádio tem uma grande vantagem sobre os veículos impressos: é que, entre o público radiofónico:

  • Pode estar incluído a faixa da população analfabeta que no caso do jornalismo impresso está eliminada a maioria.
  • Permite ao ouvinte conhecer a actualidade mundial sem sair de casa, por outro, pode conhecê-la durante uma viagem, no carro ou no trabalho

Sendo menos complexa tecnicamente do que a televisão, a rádio pode estar presente com mais facilidade no local dos acontecimentos e transmitir as informações mais rapidamente do que a televisão.
Em comparação com a imprensa, a rádio reúne inúmeras vantagens, principalmente na emissão. As suas mensagens não requerem, necessariamente, preparo anterior podendo ser elaboradas enquanto estão a ser transmitidas
Na rádio, os factos podem ser transmitidos no instante em que ocorrem. Por isso, o imediatismo e a instantaneidade são as características básicas do radio jornalismo.

1 comentário: